sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Sobre Bolas, Gatos e Morcegos

Realmemnte, os morcegos me impressionam. Sei, sei... o assunto é muito recorrente aqui no blog, mas é que esses bichinhos realmente são fascinantes, ainda mais para um amante do mundo subterrâneo como eu. O interesse neste assunto é tanto que já participei de alguns cursos sobre estudo desses mamíferos voadores que contou com um ótimo trabalho de campo na reserva da UFMG onde pudemos ver de perto suas parte anatômicas. O que mais chama a atenção, é claro, são as proporções daquelas partes sexuais dos machos. Alguns podem ter um pênis de até um terço do tamanho do tronco do bicho, ou seja, um morcego com uns 25cm de tamanho (da cabeça até a cauda) deve ter um pênis em torno de uns 7cm. Imagine isso em um humano de 1,80m?? Sem contar que algumas espécies nectívoras (que se alimentam de néctar de flores assim como o beija-flor) podem ter uma língua 2 vezes maior que seu crânio, o nos leva a concluir que, de novo em proporções humanas, nos seria algo em torno de uns 50cm!!

É, em parte, isto que chamou a atenção dos atuais ganhadores do prêmio Ignobel de biologia deste ano que realizaram uma pesquisa com morcegos chineses em que a felação  "amplamente utilizado nas preliminares dos humanos, mas raramente documentado em outros animais"  (trecho retirado e traduzido do artigo disponível em http://www.plosone.org/article/info:doi/10.1371/journal.pone.0007595#pone-0007595-g001 : neste endereço você pode baixar o vídeo: pornografia pura) era documentada pela primeira vez, filmado e desenhado em um verdadeiro Kama Suthra quiróptero!
morcegos da espécie Cynopteros esfinge em, digamos, um momento de amor

Mas agora, voltando aos conteúdos sérios sempre postados neste espaço virtual de divulgação científica, isso com certeza vai de encontro ao que outra pesquisa da revista Biology Letters (http://www.newscientist.com/article/mg20827804.700-large-brains-bust-baggage-allowance-for-migratory-bats.html) acaba de publicar em que é apresentado que este tipo de morcego carrega um grande cérebro, ao contrário de morcegos que dispensam parte de sua vida em viagens migratórias. A proposta que os autores oferecem aos leitores sobre esta diferença em tamanho cerebral entre morcegos é que um cérebro grande traria um peso extra para os vôos. Só fica a dúvida: será que morcegos migratórios abririam mão de seus mega órgão sexuais?? Inteligência nem sempre é tudo...

Nenhum comentário: