quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Máscaras salva-vidas

Imagine-se na seguinte situação: você está em um laboratório em que há um vazamento de gás tóxico ou de material particulado. No mesmo laboratório, as medidas de segurança não foram tomadas e seu chefe não comprou máscaras para gás em número suficiente para todos. O que fazer?? Bom, nada melhor - pela proposta da Ucraniana Elena Bodnar - do que tirar o sutiã e colocar no rosto. Medida eficaz, comprovada em prática. Foi isso o que aconteceu na entrega do Ignobel do ano passado.

Could come in handy
os prêmio Nobel de física, Wolfgang Ketterle, e literatura, Orham Pamuk, recebem uma amostra grátis do sutiã máscara

Com muito bom humor, é claro, o invento é retirado pela sua idealizadora que usava tais aparatos durante o evento no ano passado e colocado nos convidados famosos (estes sim ganhadores de prêmios Nobel). Sei que esta notícia não é novidade, mas o bacana é que a New Scientist está divulgando o vídeo em http://www.newscientist.com/article/dn19517-win-some-lifesaving-lingerie.html.

Não consigo deixar de pensar em outras aplicabilidades do evento. Com algumas modificações, o sutiã poderia até mesmo se transformar em uma máscara de (e não "para") gases, ajudando um enfermo, por exemplo, a respirar puro oxigênio na recuperação hospitalar. Ou ainda, em um caso de acidentes aéreos, na cabine de um avião. Imagine a mensagem do piloto: "Em caso de despressurização da cabine, as aeromoças disponibilizarão seus sutiãs para respiração".

Enfim, é claro, na ciência também tem piada, fato que demonstram tantos cientistas, sérios ou palhaços, e que ajuda na desmistificação que todo cientista ou é louco ou é nerd.

Nenhum comentário: