sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Z=57, Z=63

Já parou pra pensar na falta que faz o Európio? O Lantânio então, nem se fala... pois é, nem se fala mesmo, por outro lado se dissermos que o ouro está em falta ou que o alumínio deixou de existir, um caos mundial poderia tomar forma. O pior é que isso é o que se espera para um futuro próximo da humanidade. 

A China, maior produtora de Terras Raras, já anunciou que seus estoques dos minerais que contém estes elementos estão em baixa e que toda sua produção futura deverá abastecer apenas seu mercado interno (http://www.bbc.co.uk/news/world-asia-pacific-11584229). Acontece que o Európio e o Lantânio são dois dos elementos constituintes destas tais terras, realmente muito raras, mas que estão na composição de diversas ligas metálicas modernas ou que ainda encontram uma diversificada aplicação em equipamentos modernos, como catalisadores, vidros especiais, equipamentos de raios laser e aparelhos de raios X.

Quase sempre esquecidos, estes elementos encontram-se em reduzidíssima porcentagem na natureza. É difícil de encontrá-los até mesmo na tabela periódica. Bom, quanto a isso, se seu problema era saber onde encontrá-los, uma empresa americana está comercializando tabelas periódicas no formato de cortinas de banheiro (http://www.thinkgeek.com/homeoffice/gear/8a2f/?cpg=cj). Desta forma é fácil ver - mesmo tomando banho - que ambos elementos citados são assim considerados como metais de transição interna que, para melhor editoração da tabela, são excluídos da ordem normal e dispostos logo abaixo dos demais elementos químicos. Isso que eu chamo de maneira limpa de se obter conhecimento.

Lantânio e Európio = na barra da coritna passam despercebidos, coitados!

Nenhum comentário: