terça-feira, 26 de outubro de 2010

Um neo-neandertal Mandarim

Não só em paleontologia, mas agora também na arqueologia a China pode surpreender diversos especialistas da área. Muito se tem discutido neste último anos respeito dos Neandertais, nossos primos extintos e talvez a primeira espécie da qual o ser humano moderno possa ter responsabilidade direta pela eliminação desde nossa evolução (para se ter ideia, alguns especialistas não deixam de descartar a hipótese do homem moderno ter sido o responsável pela extinção de grandes mamíferos como preguiças gigantes e mamutes das Américas).

Provas obtidas em cavernas na China (http://www.bbc.co.uk/news/science-environment-11618814) mostram agora que o contato entre as espécies pode ter ocorrido bem antes do até agora aceito pelos estudiosos. Algo que remete há mais de 100.000 anos atrás, em uma região rica em cavernas calcáreas como a da foto abaixo.

A cave in China
caverna no sul da China onde se encontrou restos de homens modernos de 100.000 anos

Nesta caverna, o chinês Chang-Jin Zhu escavou, dentre ossos de outros vários mamíferos, uma mandíbula que traz características notáveis do homens modernos. O artigo completo e gratuito pode ser baixado do site http://www.pnas.org/content/early/2010/10/15/1014386107.full.pdf+html.

a mandíbula descoberta e a mid symphiseal cross section (a coisa azul que não tenho a mínima do que é!) e dentes do Neandertal Shao lin

Nenhum comentário: