quarta-feira, 20 de outubro de 2010

McMastodonte

Cansado da sua dieta balanceada de proteína animal e carboidratos vegetais? Bom, ao menos parece que nossos parentes distantes estavam. Na Europa (longe geograficamente) há 30.000anos (longe temporalmente) foram identificados os primeiros vestígios arqueológicos que podem indicar que as primeiras sociedades humanas faziam farinhas para se alimentar. Estes vestígios foram encontrados em rochas que eram utilizadas como moinhos, como deveriam fazer nossos primos Caçadores-coletores - este termo é utilizado para determinar algumas populações que, ao contrário de nossos hábitos atuais, não se davam ao trabalho de plantar e colher.

Publicado pelo IIPP (Instituto Italiano de Pré-história e Proto-história http://www.iipp.it/), baseado em dados de diversas regiões da Europa, os cientistas italianos sugerem que tais hábitos de produção de farinha estavam ligados à sua mobilidade. Por ão se fixar em torno de uma região agrícola, os caçadores-coletores não firmariam acampamento, o que os levaria à necessidade de armazenar nutrientes de alguma forma. Como as farinhas são de fácil produção, transporte e agregam um alto valor nutricional, este alimento talvez fosse utilizado na base da pirâmide alimentar, associado a carne de caça.
mó e mãos de pilão utilizados na trituração de vegetais

O engraçado mesmo é que os italianos sugerem ainda que uma massa fina poderia ser produzida com a farinha. Coloque em cima uns pedacinhos de carne e, resultado, "Tudo acaba em pizza" : )


Nenhum comentário: