terça-feira, 12 de outubro de 2010

Plantas na Terra

Acordei cedo hoje e dei de cara com uma notícia boa e outras ruins. Aqui vai:

Na Argentina, pesquisadores acharam o vestígio mais antigo de plantas que invadiram a Terra por volta de 473 a 471 milhões de anos atrás, fato que faz recuar em 10Ma a conquista terrestre destes seres vivos - antes desta descoberta, acreditava-se que estes vegetais haviam se desenvolvido por volta de 463-461Ma em um local entre a Arábia Saudita à República Tcheca. As criaturas parecidas com as hepáticas atuais (lembra de suas aulas de biologia?? briófitas, coisa e tal??) são as responsáveis pela vida em nosso planeta. Elas acharam, em terra firme, longe do mar de origem, um local inóspito porém inexplorado. Ali evoluíram e abriram terreno para as demais formas de vida que viriam depois, dentre elas, algum parente distante da gente.
isso aí em cima? exemplo de uma hepática!

As más notícias. Não prestou atenção?? A descoberta foi feita na Argentina!! Os seres pioneiros na fuga do ambiente marinho para terra firme tinha que ser argentino?? é por isso que eu detesto salada.

A outra coisa que eu queria noticiar é que esta matéria está disponível para ser lida tanto no site da BBC londrina (http://news.bbc.co.uk/earth/hi/earth_news/newsid_9079000/9079963.stm) quanto na própria revista que publicou este trabalho, a New Phytologist que está até dispondo este artigo a download. Baixei aqui e estava dando uma lida. A descoberta foi possível graças aos estudo paleontológicos de pólen (ou palinologia) que estuda este vestígio biológico tão resistente. Tudo isso está disponível no site da BBC de Londres. Não, não estou repetindo isso atoa, só estou chamando atenção para um fato que acontece a toda hora nos jornais e sites de divulgação de ciência do Brasil. Eles sempre vão atrás de coisa já pronta e mastigada para colocar em seus noticiários, às vezes, sem se preocupar com o material de origem, confundindo fatos e divulgando algumas pseudo-ciências, como aquela notícia de um jornal marrom inglês que divulgou a posse de uma ministra de relações Extra-terrestres em que diversos pasquins nacionais acreditaram. Fazer o quê? Navalha de Ockham neles!! (http://www.projetoockham.org/div_ockham.html um dos melhores projetos científicos da internet, na minha opinião, parado há anos).
anote aí: aposto que nos jornais, uma figura como essa será identificada como uma planta e não o fóssil de pólen vegetal


Nenhum comentário: