sábado, 4 de setembro de 2010

Coisa de Loco!

Mais uma vez, o irreverente site de busca Google faz uma homenagem a uma grande peça da ciência: a descoberta do buckminsterfullerene ou buckyball ou simplesmente, aportuguesado, fulereno.
a homenagem do Google ao fulereno; infelizmente não consegui baixar a animação

Mas qual o grande barato em se sintetizar/produzir uma molécula como esta? Bom, normalmente quando sou questionada a respeito da ciência puramente teórica ou a laboral que parece não ter sentido é que, desde o momento em que se começou a fazer ciência em torno do assunto já estamos contribuindo para o avanço da sociedade. Tomando um exemplo, Thomson, um dos cientistas propositores de modelos para os átomos, trabalhava com uma tal Ampola de Crookes que, anos mais tarde, estariam em nossos tubo de imagens de TV´s domésticas e monitores de computador.

Mas o fulereno deu início à busca de uma série de Alótropos do elemento carbono. Lembrando que alotropia é o fenômeno que alguns elementos químicos apresentam de formarem substâncias químicas diferentes, podemos pensar então no átomo de carbono como um "brinquedo de montar" (como o divulgado pelo site http://www.getbuckyballs.com/) que permite diferenciadas associações e diferentes formatos. Uma das aplicações destes fulerenos (eles são diferenciados apenas pela quantidade de átomos de carbono estabilizados em uma estrutura geométrica cíclica ou tubular) pode ser a de conduzir uma droga através de uma membrana lipídica.

Enfim, há 25 anos, a grande matada dos cientistas foi a de não deixar de ser curioso. Coisa de Loco : )

Nenhum comentário: