domingo, 19 de setembro de 2010

O Sorriso do Lagarto

Novas descobertas paleontológicas e arqueológicas nos fazem entender melhor nosso passado. Cada vez mais podemos, graças a estes vestígios enterrados em nossos solos e rochas, saber sobre as condições climáticas do passado, entendemos melhor fatores naturais que podem levar à seleção ou extinção de espécies e até mesmo entender nossa própria organização como sociedade e famílias.

No entanto, não faça como a propaganda da líder em vendas de sabão em pó, que durante a imagem de um garoto que deixava cair sorvete em sua camisa diante de um fóssil de um dinossauro anunciava os dizeres "futuro arqueólogo". Não que o guri hoje não esteja escavando no Egito, mas a associação entre as duas ciências Paleontológicas e Arqueológicas esbarra em seus objetos de estudo. A diferença é que a segunda se volta mais às descobertas que auxiliam no entendimento do homem como  um animal social, extinto ou não. (http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2010/09/15/pesquisadores-descobrem-ossadas-que-podem-ter-mais-de-3000-anos-em-mg.jhtm)

O avanço nestas ciências está mostrando que a cada nova descoberta, mais informações podem ser utilizadas para explicar mitos. Lembro-me que desde pequeno, quando me escondia atrás do sofá ao ver imagens de dinossauros na TV (o pior, aqueles de massinha e stop-motion http://www.youtube.com/watch?v=m6-h6Of0ZRQ&feature=related), via e ouvia falar coisas que me faziam detestar o T. Rexes. Além de uma máquina de extermínio, ele deveria ser uma lagartixa crescida que, arrastando sua cauda pelo chão, abandonava à própria sorte seus filhotes. No entanto, além de não arrastar sua cauda para qualquer um ou por qualquer coisa, os dinossauros deviam ser sim pais amáveis que cuidavam de sua prole (http://www.scientificamerican.com/article.cfm?id=new-tyrannosaur-discoveries). Finalmente, os restos destes dinossauros agora podem descansar mais felizes!



Nenhum comentário: