sábado, 18 de setembro de 2010

Uma idêia a ser aplicada

^^^^^^^^^^  ^^^^^^^^^^^^^^^  ^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^   ^^^^^^^^^^^
^^^^^^^^^^ ^^^^^^^^^^^^^^^^  ^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^   ^^^^^^^^^^

Hâ alguns anos, a ofegante camada do alôtropo do oxigênio - que nos faz uma sombra da radiação UV - sofria com o constante ataque dos famigerados clorofluorocarbonetos, os CFC´s, presentes em alguns aerossôis e equipamentos de refrigeração por compressão (geladeiras, freezer´s, dentre outros), que agiam como catalisadores no frâgil equilíbrio existente nas camadas mais externas da atmosfera.

Apôs a confirmação da drástica diminuição da capa protetora da Antârdida e dos îndices alarmante de exposição ao qual estâvamos submetidos ao sair em um dia ensolarado, cientistas de vârios paîses levaram aos seus lîderes a proposta do Protocolo de Montreal (http://www.protocolodemontreal.org.br/005/00502001.asp?ttCD_CHAVE=17525) que levou à substituição destes CFC´s por gases menos nocivos. Desde a diminuição da utilização destes gases halogenados atê hoje, a camada de ozônio se mantêm estável.

O interessante ê destacar outros dois assuntos ligados à proteção que temos da radiação nociva do sol. O primeiro ê que muito se fala do ozônio como um grave poluente!! Seria este o mesmo ozônio da camada, quilômetros acima de nossas cabeças? NÂO! Estamos todos os dias, principalmente os moradores de grandes centros urbanos, expostos a uma elevada parcela desta substância tôxica que é produzida pela decomposição de combustíveis automotivos que não são totalmente consumidos pela combustão dos motores. Logo, ê comum estarmos em meio a tanto gâs.

Outra coisa é que muitos confundem a emissão de gases estufa como responsáveis pelo Buraco do nosso guarda-chuvas extratosférico. Acontece que assim como o gás carbônico ou aos demais gases estufa (metano e óxido nitroso) estão associados apenas a absorção de parte da radiação infravermelha que a Terra estaria descartando para o espaço.

A boa idêia é que poderíamos colocar em prática, com mais vigor, leis que foram aplicadas em um protocolo mundial como o de Montreal. O Protocolo de Kyoto já existe, só falta quem o cumpra.

Torço para que todo este ozÔnio perdido por aî, ache seu lugar no céu!

Nenhum comentário: