quinta-feira, 10 de março de 2011

Panspermia Cósmica, ou, a vida vinda de fora

... e a origem da vida na Terra continua gerando assunto. Afinal, somos seres racionais e nos perguntamos "de onde viemos?" e "para onde iremos?" a todo instante. Desde as explicações teológicas (e quando digo isso não me refiro apenas à Gênese dos Cristãos, mas a toda explicação do surgimento do mundo por populações antigas) passando pela receita para produzir ratos publicada no século XVII por van Helmont até a teoria dos Coacervados, muito tem se publicado sobre os mecanismos que teriam propiciado a vida dentro ou fora de nosso planeta.
para a Ana Maria Braga subir na mesa!!

   Um artigo que suscitou mais uma vez o assunto da "Panspermia Cósmica" tem sofrido com críticas severas. Antes de mais nada, de acordo com esta proposta, a vida seria mais comum em ambientes não-terrenos como meteoritos, cometas e exo-planetas que podem ser mais diversos ao longo do universo e ainda mais antigos que nosso globo azul. Um destes meteoritos poderia então ter fecundado a Terra há bilhões de anos em uma época em que o planeta pudesse manter condições favoráveis ao crescimento de micro-organismos como as cianofíceas ou outras bactérias extremófilas (adaptadas a condições extremas de vida). Esta teoria, no entanto, só abreviaria a pergunta "de como surgiu a vida", transferindo a responsabilidade para seres ET´s. A clip de "Planet Caravan" na versão do Pantera dá uma ideia da "verdadeira viagem" da proposta!


   No artigo, um cientista da NASA divulgara a presença de fósseis de bactérias em meteoritos encontrados na Antártida (http://www1.folha.uol.com.br/bbc/885632-cientistas-contestam-descoberta-de-bacterias-extraterrestres.shtml). As marcas deixadas seriam de um microrganismo muito semelhante aos encontrados por aqui, contudo, aparências enganam. Enganam tanto que para ter certeza uma junta de 5.000 especialistas foi convocada para analisar tal artigo. Será que esses mesmos 5.000 não poderiam ser convocados para ler meu blog não? Seriam mais acessos do que já tive em um ano de postagens... : (



Um comentário:

dani disse...

Muito bom ,houver muita clareza .. parabéns :)