quarta-feira, 30 de março de 2011

As "diferenciais" de macacos e dos homens

A Matemática soa meio ilógica a você que não entende por que uma letra pode simbolizar um número? O "X" da questão parece, no entanto, não soar estranho para nossos primos símios. Como já postei anteriormente, se os macacos já têm jogos exclusivos, agora também tem cálculos.


Mas se a matemática não parece interessante aos humanos, aos macacos, o doce saber de equações algébricas é a grande vantagem. A hora da prova é uma mesa de almoço. Ao se mostrar a um macaco afobado um prato cheio de uvas passa e outro pela metade, por impulso, os pobre animal não sabe diferencias quantidades e pode escolher um ou outro prato, o que mostra que sua ideia de proporções pode ser sobrepujada pela vontade de ingerir a guloseima. No entanto, como mostra o vídeo da BBC inglesa (http://news.bbc.co.uk/earth/hi/earth_news/newsid_9439000/9439825.stm) se no lugar de um número qualquer de uvas passa uma outra imagem com proporções de alguma coisa nada apetitosa, como uma bandeja de pedrinhas, é colocada sobre as uvas, a simbologia é logo entendida. No vídeo, duas placas de isopor com 2 e 6 pedras cobrem o mesmo número de uvas que são presenteadas ao macaco se o mesmo optar por aquela de maior número, como mostra a imagem abaixo:
antes de ser mostrada ao macaco, as placas cobrem as uvas-passa, que opta por aquela de maior número de pedrinhas à direita

Isso me faz pensar diversas coisas. A primeira é que os macacos sabem equações como:

Y = 2;      X = 6     e    Y  <  X

Outra é que os professores de química, como eu, devem mudar didática ao ensinar pois a Química, assim como a matemática, também trabalha com uma simbologia complicada para representar elementos e reações.  A solução para esta equação = bala Chita.


Nenhum comentário: