quarta-feira, 2 de março de 2011

Ganhar um Oscar ou um Nobel?

Eu sempre costumo me confundir e acabo dizendo para os outros que, por minhas contribuições científicas, um dia, ganharei um Oscar. É claro que tanto para o Brasil (que até hoje não tem nenhum dos dois prêmios) quanto pra mim este é um sonho ainda longínquo. No entanto, nos EUA, várias pessoas podem se dar ao luxo de escolher uma carreira em que um Oscar ou um Nobel estão next-door.

É o caso da Natalie Portman. Finalista de uma das mais concorridas premiações mundiais para jovens pesquisadores, o Intel Science Talent Search (Intel STS http://www.societyforscience.org/STS) a atriz ganhadora do Oscar 2011 por sua atuação em "O Cisne Negro" (The Black Swam) tinha uma promissora carreira acadêmica. Como estudante de Neurociências da conceituada Universidade de Harvard, Natalie arrancava elogios de seus professores.

a cientista Natalie Portman em uma de suas aulas em Harvard

Me surpreendeu mais ainda a presença de uma doutora em neurobiologia americana desempenhando o papel de uma neurobióloga em um seriado americano. Como eu menciono sempre, sou louco pela série "The Big Bang Theory" de um bando de nerds americanos e que ganha mais ainda minha atenção por trazer a atriz Mayim Bialik, a Ami Sarah Fowler "namorada" do personagem principal Sheldon Cooper. Esta, com certeza, mais próxima de um Globo de Ouro do que qualquer outro prêmio, até agora.
Bazinga!!

Agora vem a pergunta: e Eu? Será então que eu um dia ao menos consigo ganhar um Quiquito?


Nenhum comentário: