segunda-feira, 18 de abril de 2011

Morrer de Câncer ou Morrer Queimado??

Tudo hoje em dia acaba em câncer. Gêneros alimentícios, exposição a energias radiantes ou novos produtos tecnológicos sempre apresentam um ou outro perigo ao ser humano ou espécies que nos cercam. Diante disso, no estado da Califórnia - terra do Terminator Schwarzenegger - uma votação tem deixado a população dividida: morrer de câncer ou morrer queimado em um incêndio?? Sinceramente eu não saberia dizer qual a pior (ou melhor) forma de morrer. Mas o que está em jogo, realmente, é se substâncias "retardantes de chama" serão ou não acrescentadas a mais do que dita a atual legislação americana. 

Para entender o que está em jogo, imagine-se confortavelmente em seu sofá de couro, apoiando os pés em seu puff preferido assistindo sua nova TV HD Digital Max Definition 90" de LED´s  3D. Imagine ainda que um isqueiro se acenda debaixo do seu sofá e que ali fique acesso por 12 segundos. Bom, se você está nos EUA nada de mal poderá ocorrer pois aqueles móveis resistem a este grau de aquecimento e não propagam as chamas do isqueiro. Isso devido a um coquetel de produtos químicos aromáticos (que contém o anel benzênico) e halogenados (que contenham Flúor, Cloro, Bromo ou Iodo) que não se incendeiam mas que, ao contrário, podem ser atribuídos a uma leva de doenças como o câncer, queda de fertilidade ou má formação fetal.

o quê um isqueiro acesso por 12seg. estaria fazendo em baixo do seu sofá????

BFR´s, CFR´s, PCB´s, PBDE´s,  todas estas e mais siglas significam que junto àquela espuminha ou de vernizes de seus móveis você está em contato direto com substâncias químicas nocivas que concentram-se em nossos organismos e ali são pouco ou quase nada degradadas. Elas podem chegar até nosso trato respiratório pela lixiviação constante que os móveis sofrem com agentes físicos (panos e materiais de limpeza). Alguns autores (no site http://www.scientificamerican.com/article.cfm?id=do-furniture-flame-retardants-save-enough-lives-justify-environmental-damage ou no artigo http://www.noharm.org/lib/downloads/bfrs/BFRs_Alarming_Increases.pdf) indicam que estes produtos químicos quase não se prestam ao fim indicado e que, lançados na natureza sem um fim apropriado, podem contaminar gravemente a natureza. Estes produtos fazem parte até mesmo do leite de alguns mamíferos (incluindo o de humanos).




Nenhum comentário: