sexta-feira, 29 de abril de 2011

A Caverna dos Sonhos Esquecidos

Depois do blockbuster "Sanctum" de James Cameron, outro peso pesado dos cinemas está trazendo o mundo subterrâneo para as telas. Trata-se, nada mais, nada menos, de Werner Herzog. Documentarista famoso pelo filme "O homem urso", Herzog mostra em seu filme a história, arte e ciência de uma caverna descoberta no sul da França, de importância paleo e arqueológica tão significantes como Lascaux - a Caverna de Chauvet.


Exibido em 3D, "Cave of Forgotten Dreams" foi lançado na última semana na Europa e EUA e ainda não deve ter data de estreia no Brasil. Pena. Em entrevista, Herzog se disse maravilhado com a arte paleolítica comum em cavernas na França, desde que viu, pela primeira vez aos 12 anos de idade, a figura rupestre de um cavalo estampado na capa de um livro. Desde então, seu interesse em arqueologia e história da arte marcaram sua vida. 
o próprio Herzog ilumina um dos paredões de pinturas da caverna Chauvet

Indagado sobre o fato da Caverna Chauvet não receber visitantes de turismo, o diretor disse que cavernas como essa devem mesmo ser protegidas. Ele mesmo sofreu com os embargos à visitação da caverna, podendo trabalhar com apenas 3 ajudantes por vez em certos salões da cavidade.

A seguir, alguns links em que vocês podem ver um trailer do filme mais fotos (http://www.imdb.com/title/tt1664894/) e outro link do The New York Times com uma entrevista com o diretor (http://www.nytimes.com/2011/04/24/movies/werner-herzogs-cave-of-forgotten-dreams-filmed-in-chauvet-cave.html?scp=1&sq=cave&st=cse) e outro link que traz uma "visita" virtual à gruta (http://www.culture.gouv.fr/culture/arcnat/chauvet/en/)


Nenhum comentário: