sábado, 23 de abril de 2011

Fiquei sem título para esta postagem devido à singularidade da ideia: uma "vela a laser"! Antes demais nada, a origem do nome já fica interessante. Vela: uma palavra de, no mínimo, 10 significados nos dicionários em português, dois deles a ver com movimento e um com iluminação. Mas a vela descrita acima tem tudo para ser uma revolução na diminuição dos efeitos dos gases emitidos na combustão.

E Se trocássemos as velas de motores de carros por equipamentos mais eficientes? Acho que foi esta tese que motivou uma equipe internacional a criar uma vela cujos disparos de laser inflamassem não só o combustível próximo à faíscas daquele pequeno contato entre as peças que trocam uma descarga elétrica, como na figura abaixo

Spark plug
uma pequena área de atuação das velas atuais não são muito eficazes

Trocar faíscas por laser, por outro lado, tem seu custo. Não só o financeiro mas também na energia necessária para gerar um laser eficiente para dar ignição à combustão na câmara dos motores, talvez uma bateria mais potente, materiais diferentes que aqueles que geram lasers atuais (baseados em cristais). 

Laser-based spark plug (Takunori Taira)

Para mim, só resta esperar que o mercado venha logo com essa novidade para eu poder armar meu bonequinho do Yoda com o aparato...


Nenhum comentário: