quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Super orbital d

Depois de mais de uma semana, volto-me ao meu vício de escrever um post para o alívio da imensidão de seguidores entusiastas deste pasquim eletrônico. Ora por que não estava achando, nas últimas notícias da net, algo interessante a se comentar, ora por ser um professor que em fim de ano não tem muito tempo para descanso ou ainda por outras dificuldades temporais.

Na internet desta última semana, pulularam notícias sobre arqueologia, uma de minhas ciências prediletas, mas cansei-me de ouvir falar de neandertais que fazem ou não mais sexo que a população atual ou mesmo que estes nossos primos distantes em quase nada se diferem de nossa capacidade cerebral. Me volto, no entanto, para uma figura divulgada pelos meios de divulgação científica nacionais (ver http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/828381-bolhas-gigantes-de-energia-encontradas-na-galaxia-intrigam-astronomos.shtml).

O artigo ilustra uma imagem de nossa galáxia, a Via Láctea, que apresenta duas bolhas gigantescas de grande intensidade de emissão de radiações gama e raios X:
a Via Láctea disposta em posição horizontal e os dois grandes feixes energéticos em forma de bolhas

Isto, na visão de um químico, na hora, pode remeter à imagem de um dos orbitais de possível ocupação eletrônica em torno de um núcleo de elementos químicos. Lembra-se da famosa Distribuição Eletrônica? Diagrama de Linus Pauling? então, lá no meio pode existir um tal subnível 3d que na verdade seria a região em um átomo onde poderíamos encontrar um elétron (veja a última ilustração da figura a seguir). Desta forma, este mapa eletrônico pode descrever uma figura geométrica tri-dimensional como esta proposta pelos astrônomos.
galáxias dz2 : um bom nome para a nova descoberta
 

Um comentário:

Anônimo disse...

Interessante, não sei como o google me trouce até seu site, mas gostei do post... sempre que eu tenho tempo leio o inovação tecnológica, mas nem sempre tenho esse tempo.
Da uma olhada no meu blog:
http://quevenhaabaixo.blogspot.com/