segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Cavernas em 3D: quase um cenário Quake/Doom

Depois de muito tempo sem escrever sobre espeleo, me deparei com uma pseudo-notícia sobre cavernas. Na matéria "Arqueólogos mapeiam cavernas históricas de Nottingham" (http://www1.folha.uol.com.br/bbc/834073-arqueologos-mapeiam-cavernas-historicas-de-nottingham.shtml), ao menos no que se condiz com nossas legislações, o termo "caverna" não poderia ser utilizado. Talvez túneis preencheria melhor os requisitos daquilo que se quer divulgar mas, convenhamos, o apelo cavernístico é bem mais apreciado. Mas, enfim, a matéria dá link para uma divulgação fantástica feita por cientistas ingleses que me remeteram ao tempo em que eu desperdiçava horas e horas de minha graduação e mestrado em frente a um computador jogando Quake em rede. Alguém aí já jogou ou ao menos sabe de que se trata??
tosqueira total, uma das primeiras versões do jogo em rede Quake: cenários tridimensionais e muito sangue!


Além de ser famosa por Robin Hood, Nottingham agora está, literalmente, nos mapas espeleo arqueológicos do mundo. O mapeamento de diversas "cavidades artificiais" que por lá chamam de cavernas, pelo menos não pela nossa definição, têm revelado diversos túneis intrincados que poderiam ter servido, num passado não tão distante, tanto de abrigo anti-aéreo quanto de depósito de bebidas e alimentos.

O mais bacana é que com o patrocínio de universidades locias dentre outros grupos financeiros, alguns mapas gerados foram reproduzidos em tecnologia 3D, graças a um scanner a laser que varre o interior das entranhas da cidade e revelam cenários que me remeteram aos de jogos tradicionais como Doom e Quake. Vale a pena dar uma olhada no site de divulgação que fornece gratuitamente toda essa informação: http://www.nottinghamcavessurvey.org.uk/

Não sei vocês, mas me imaginei no interior da Toca da Boa Vista (maior gruta do Brasil, com mais de 100km mapeados) com uma machadinha correndo atrás (ou pior, sendo perseguido por) preguiças gigantes e tigres dente de sabre depois de ver o vídeo:





Nenhum comentário: