quarta-feira, 24 de novembro de 2010

"Deus não dá asas a cobra"

O título do deste post é uma das "filosofias" populares mais conhecidas, mas o fato é que poucos conhecem uma espécie de cobra que tem o poder de voar. Voar, em termos, seria se deslocar em um plano horizontal sem o contato com o solo e é exatamente isso que algumas cobras do "paraíso" podem fazer.
cobra do paraíso em vôo

Munidos de diversas câmeras, uma rampa de vôo e muita gente para correr atrás destas velozes cobrinhas, uma pesquisadora americana está divulgando os vídeos de sua tese no site http://homepage.mac.com/j.socha/video/video.html. Aqui se percebe a força aplicada pela cobra para o salto inicial e, na sequência de vídeos posteriores, a distância percorrida pelas cobras que visam alcançar um vaso com uma planta logo à frente. 

O que os vídeos revelam é que a cobra se impulsiona em direção ao seu objetivo (transpor uma área entre seu local de salto até a árvore) e "achata" seu corpo quase como tivesse sido esmagada pelo pneu de um carro. Na queda ela continua com seu movimento corporal que lhe auxilia na movimentação no solo e que também, em queda, faz com que ela se desloque horizontalmente, alcançando uns bons metros de distância do ponto de partida.

Para meu pai, um fobista de cobras, o paraíso que contém este tipo de cobra seria uma pequena sucursal do inferno: cobras que voam ou que chovem do céu!

Nenhum comentário: