quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Viagem ao centro de mim mesmo

40 anos após um lançamento épico de Hollywood, a inicial Trilogia "Guerra nas Estrelas", até hoje é inspiração para artistas, cineastas,  cientistas, nerds e geeks pelo mundo. Afinal, quem como eu, depois de ver um destroyer do Império, nunca fez de conta que sua própria mão era uma destas naves do mal, viajando à velocidade da luz nos confins do universo?? A bordo de uma geringonça destas fomos capazes de ver planetas, estrelas e galáxias distantes. Pudemos enxergar na tela de um cinema - graças à mágica de animações de George Lucas - um universo que aos poucos é revelado por novas técnicas de observação astronômica. Mas agora, imagine-se sobre a "superfície" de um átomo de hidrogênio, viajando lentamente no interior de um vaso sanguineo ou mesmo dentro de uma célula?
encontro improvável: mitocôndrias rebeldes e destroyeres galácticos

Esta é a proposta de vários cientistas americanos que estão fazendo uma série de animações de células, proteínas e moléculas. O vídeo abaixo, da Universidade Americana de Harvard, propõe esta viagem ao interior de células vivas (The Inner life of a Cell), uma animação incrível que mostra, com detalhes, o "andamento" e o funvionamento de uma célula bem conhecida: o Leucócito. Na animação, vemos a célula de defesa do nosso organismo patrulhando um vaso sanguineo, rolando lentamente por suas paredes enquanto apressados glóbulos vermelhos seguem seu fluxo vital. As interações que mantém o rolar do leucócito é visto em detalhes até que penetramos em sua parede celular como o mergulho em uma piscina olímpica cheia de bolinhas em agitação - a bicamada lipídica do leucócito. 


O vídeo, com um conjunto de animações que parecem ilustrar pequenos robôs obedecem a ordem natural do desenvolvimento celular com organelas que parecem ter vida própria, talvez nunca seja indicado ao Oscar de melhor animação mas que, com certeza, vai ser a base de muitas outras produções (veja a reportagem do The New York Times http://www.nytimes.com/2010/11/16/science/16animate.html?ref=science) muito utilizado para ilustrar aulas sobre como funciona nossa vida em pequenos mas miraculosos detalhes (veja o site http://biovisions.mcb.harvard.edu/).

imagem da animação "Powering the cell: mitochondria"

Um comentário:

Felipe disse...

Descobri 2 coisas:
Vc é mais nerd q eu imaginava
Meu inglês ta cada vez pior...=/
Lembrei das minhas aulas de imuno e CHG! (AAAAh cadê minhas férias???)