terça-feira, 30 de agosto de 2011

A Química após a Morte

A Morte é o fim? Não. Ao menos para os profissionais da química, que dizem não morrer, mas sim: "deixam de reagir". Mas agora químicos, físicos, biólogos e quaisquer cientistas podem ter uma experiência post mortem sensacional: Hidrólise Alcalinas ou Criogenia de Liofilização. Sim, agora se você não quer mais ser um cadáver que se decomporá ao sabor de micro-organismos, a indústria funerária traz estas duas opções para você.

A primeira, uma Hidrólise Alcalina, utiliza uma substância cáustica (o KOH, hidróxido de potássio) que assim como a soda, decompõe tecidos proteicos, gorduras e ácidos nucleicos - os principais formadores de material biológico - em instantes. Acelerada por uma temperatura de 1800C e sob uma pressão de 10atm, seu cadáver pode perder toda a massa corporal baseada em água e carbono em menos de 3horas.

a solução para um funeral: "liqueifação" química

No segundo processo, a Liofilização, você, literalmente, retorna ao pó. Esta proposta bíblica se baseia na desidratação completa de seu cadáver, a uma temperatura de (negativos) -1960C e é seguidamente chacoalhado até que todo o sólido vire um pózinho que é então acomodado em uma caixa biodegradável e enterrado.

Nas duas técnicas, a desvantagem é que os ossos ainda podem continuar intactos e devem ser eliminados de outra forma. A vantagem é que metais de próteses ou ligas metálicas dentárias não venham a contaminar o meio ambiente. Na Inglaterra, para se ter ideia, 16% das fontes emissoras de mercúrio no ar atmosférico, gravíssimo poluente, se origina de crematórios onde não se separam os amálgamas dentários de seus clientes  (http://www.bbc.co.uk/news/science-environment-14114555). Ou seja, propostas ambientais também podem ser abordadas mesmo depois de nossa breve passagem pelo mundo dos viventes.

Os norte-americanos ligados a movimentos ambientais estão radiantes com a notícia que a técnica poderá ser empregada, em breve, em alguns estados. Alguns preferem um velório gélido e seco do nitrogênio líquido, outros indagam que o caixão líquido com compostos cáusticos corrosivos lhe caem bem.

um feliz químico em seu leito eterno

Um comentário:

-R disse...

As almas vão rolar... mais uma novidade do empreendedorismo funerário:

http://revistapiaui.estadao.com.br/edicao-62/chegada/as-almas-vao-rolar