segunda-feira, 5 de setembro de 2011

É só passar cuspe

Lembro-me de quando eu ainda bem criança que, brincando de pique no interior de Minas Gerais, me machucava quase todos os dias. Coisa comum em criança que mora na roça: um arame farpado hoje, um espinho amanhã, ser alvo de uma mamona seca, enfim, sangramentos e hematomas combinam com a alegria de viver ao ar livre e o remédio para estes males era passar saliva... nada melhor que o conhecimento popular que manda passar um soro natural quase sempre livre de bactérias para limpar as feridas.

Uma notícia que tem a ver com isso me chamou a atenção hoje. A de que a saliva de morcegos vampiros faz hoje parte de uma nova terapia inglesa para a cura de alguns tipos de derrames que necessitam que os coágulos sejam rapidamente "dissolvidos", fato que os morcegos da espécie Desmodus rotundus conhecem há muito tempo. Esta espécie é muito temida pois seu ataque pode deixar uma ferida, que não cicatriza com facilidade, sangrar com a perda de muito sangue.


A drug derived the saliva of vampire bats can thin blood and dissolve blood clots in the brain, saving lives and limiting the damage caused by strokes.
note os dentes incisivos do bichano, usados como facas de corte e não como agulhas hipodérmicas


Porém, ao contrário do que muito imaginam, este mamífero não voa até uma vítima para agarrar-lhe o pescoço e então encerrar suas presas para sugar o sangue de veias grossas como pregam os filmes de vampiros. Com muita astúcia, este bichinho escolhe sua presa em momentos em que ela está em repouso, caminha - isto mesmo, com seus dedos nas asas ele caminha como um rato - calmamente até uma área da pele da vítima rica em terminações arteriais e só então desfere um golpe com o intuito de rasgar a pele do indivíduo. O sangue que jorra então é lambido pelo morcego e então sua saliva faz com que o corte não coagule como aconteceria em um machucado normal.
keep walking: um Desmodus caminha com os polegares de suas asas e as patas traseiras atrás de uma vítima

Só fiquei na dúvida que não foi respondida pela pesquisa que fiz na publicação do trabalho (http://www1.folha.uol.com.br/bbc/970368-vitimas-de-derrame-sao-tratadas-com-saliva-de-morcego.shtml) é de como os pesquisadores conseguiram a saliva do bicho para desenvolver o remédio chamado desmaplase, uma vez que as espécies que se alimentam de sangue são comuns apenas do continente americano. Seria biopirataria ou cooperação entre instituições? Acho que não saberei disso nunca uma vez que no mundo patentes são mais poderosas que fronteiras.

100% brasileiro

Nenhum comentário: