quinta-feira, 23 de junho de 2011

Prestobarba e Gelo

Como um Prestobarba e Gelo podem se relacionar, cientificamente? A resposta é óbvia e passa pelo mesmo raciocínio que tubos de Pitot e pelos de asas de morcego se relacionam. O quê? Parece uma receita de bruxaria?  Não... siga a ideia:

Há alguns meses, o pior acidente da aviação franco-brasileira - a queda do vôo 447 da Airfrance - foi, em parte, posta em crédito à falha de um equipamento de aquisição de dados atmosféricos e que ainda pode ler a velocidade de vôo do avião (os tubos de Pitot). Ao que parece, o sistema de aquecimento do tubo falhou e uma camada de gelo se formou na entrada deste equipamento. Sem ele, controlar um avião de algumas toneladas pode ser tão difícil quanto manobrar uma pipa em um tornado. Infelizmente, isto levou à morte de diversos passageiros e tripulação que faziam a travessia do Atlântico. 

um tubo de Pitot instalado na asa de um pequeno avião

Relacionando o gelo com o Prestobarba, alguns cientistas perceberam que pelos das asas de morcegoos podem funcionar da mesma forma que os Pitot´s e auxiliá-los ao controle de seus vôos e manobras durante uma noite sombria e escura em que um mamífero como este conta com seu sonar. Raspados, os morcegos parecem perder um pouco de sua destreza, como descreve Susanne Sterbing no site http://www.newsdesk.umd.edu/scitech/print.cfm?articleID=2460 que traz um vídeo em que um morcego atravessa uma floresta artificial:

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