quarta-feira, 8 de junho de 2011

Elementar, meu caro Watson...

... isso é o que diria Sherlock Holmes ao ouvir mais um questionamento de seu inseparável escudeiro. A matéria é formada por elementos químicos que, por sua vez, podem se unir para formar associações ainda maiores - as moléculas.

Na natureza existem 90 elementos químicos encontrados na terra, água e mar e unidos formam uma diversidade incrível de substâncias químicas. A Tabela Periódica ainda traz demais elementos obtidos pela mão do homem que não têm estabilidade suficiente para se manterem por mais que alguns segundos. Eles são sintetizados pelo somatório simples de partículas de outros elementos menores através do seu choque direto... ou seja, um elemento com duas partículas no núcleo ( : ) ao ser fundido com outro elemento com quatro partículas nucleares ( :: ) formaria um elemento maior com seis partículas no núcleo ( :  +  ::   =  ::: ). Simples, né? Tão simples que os propositores do elemento 114 (o elemento que foi produzido com um total de 114 prótons no seu núcleo) divulgaram a receita para a síntese do mesmo:

Receita para o elemento 114

  • pegue 2 gramas 48 20Ca (um raro isótopo de cálcio, ricos em nêutrons)
  • adicione 244 294Pu (isótopo mais ricos em nêutrons de plutônio com uma longa meia-vida)
  • mistures os dois com a ajuda de um Ciclotron U400, acelerando os íons Ca a 236 MeV (10% da velocidade da luz)
  • use um separador por recolhimento de gás cheio para a remoção de produtos de reação que não forem desejados
  • analise o restante com detectores sensíveis à posição de decai captura dos produtos de reacção transmitida com a ajuda de um computador de aquisição de dados e um computador de análise de dados (SUN Ultra 450E-Empresa)
  • peça ajuda a números técnicos russos e os operadores do acelerador de partículas e ainda a 19 cientistas russos mais 5 cientistas norte-americanos
Combine sete primeiros ingredientes, usando 0,3 miligrama de Ca/hora, com muita paciência, uma pitada de sorte, e uma boa dose de inspiração, e deixe cozinhar por seis meses (24 horas por dia, 7 dias por semana). Use os dois últimos ingredientes para analisar 7 GB de dados para a seqüência de decaimento do elemento 114. Decore com vários trabalhos que descrevem os resultados. Isto tudo, faz um átomo de 289 [114] (com duração de 30 segundos!) E dois átomos de 288 [114] (meia-vida de 2 segundos!) (https://www-pls.llnl.gov/?url=science_and_technology-chemistry-elements_114_and_116).



Agora só falta o principal, o nome deste novo elemento... acho que o mérito em se fazer algo desta magnitude é poder colocar no currículo que um dos elementos que estará para sempre na tabela periódica foi você quem fez. Que nome você daria?? Ronaldínium? 

Nenhum comentário: