quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Poli-D

A moda agora é cinema 3-D: desenhos animados, filmes de aventura, séries de TV, imagens em computadores, tudo ganhou profundidade ou fugiu do plano x´´y dos tubos de imagem ou das telas de projeção. mas aguardem, em breve, uma outra dimensão aos aparelhos de hoje em dia.

"E se tivesse cheiro?", foi a pergunta que ouvi nesse último fim de semana. Bom, talvez ao nossos aparelhos olfativos, certas imagens devessem ser poupadas de mais uma dimensão. Dimensão esta, a dos cheiros, muito utilizadas por animais e insetos e que pode localizar um objeto em tempo e espaço (uma quarta dimensão temporal e outra dimensão espacial ou seria isso uma viagem da minha insã consciência?), mas seria interessante saber como cães percebem a presença de outros bichos e objetos ao longo da casa.

Melhor ainda, poderíamos trocar informações com cheiros. Um "detestei seu penteado" com cheiro de hortelã ou um "me empresta 50 paus" com cheiro de luva de borracha. Enfim, mais uma coisa já explorada no mundo animal com a troca de hormônios que podem ser usados nos mais diferentes casos. "Ataque este aqui" é um dos clássicos exemplos em que uma abelha avisa as demais da presença de um intruso ao liberar um feromônio junto à picada.


Nenhum comentário: