quinta-feira, 3 de novembro de 2011

E no cardápio de hoje: Asinhas de morcego.

Que tal um belo banquete? Entrada - uma salada majestosa... Prato Principal: Coxinhas de morcego ao molho barbecue!! Esta receita parece uma das preferidas por alguns povos africanos que apreciam carnes de caça, em geral, com muita atenção à carne de nossos primos mamíferos voadores.

Morcegos, de diversas espécies, são a opção alimentar de habitantes de Gana que comercializam, além dos quirópteros, outra dezena de opções de carne de caça em plena praça: hábito cultural posto em cheque por um grupo de pesquisadores por estar ligado, diretamente, à diversos tipos de infecções por vírus que assolam a saúde daquelas populações.

delícia... vai aí um churrasquinho de roedor?

Mas, voltando à pesquisa, o vídeo a seguir dá uma ideia de como o trabalho com morcegos está sendo feito. Neste material, pesquisadores capturam morcegos em uma caverna a 2km do centro da cidade e analisam, em laboratório o material coletado, inclusive fezes. Ali a presença de uma diversidade de vírus é marcante, fato que pode fazer com que o consumo deste tipo de carne, alada, traga ao consumidor uma série de doenças viróticas.

Nenhum comentário: