terça-feira, 1 de novembro de 2011

Arraste-me ao seu líder

E mais uma aplicação prática daquilo que só os filme de ficção científica imaginavam ganha laboratórios de instiuições verdadeiras. Que tal ser arrancado do chão firme de sua casa em direção a um grande foco de luz vindo do alto? Diversas pessoas afirmam já ter passado por exepriências assim durante Abduções ("sequestros" realizados por alienígenas) tanto em filmes quanto na vida real.

Pois bem, agora ficou sério. A NASA foi a responsável por investir 100.000 dólares em projetos que tornassem reais os "raios tratores" tão famosos em filmes como Jornada nas Estrelas, Star Wars, enfim, qualquer filme de ficção ou desenhos animados (alguns episódios dos Simpsons, por exemplo).

O projeto mais interessante foi o que construiu um raio laser solenóide (em forma de mola) com força capaz de movimentar os objetos iluminados em direção oposta ao do feixe de luz. isso aconteceu, ao menos, com uma pequena esfera observada em microscópios (leia o artigo na íntegra em http://www.opticsinfobase.org/view_article.cfm?gotourl=http%3A%2F%2Fwww%2Eopticsinfobase%2Eorg%2FDirectPDFAccess%2FB82B95ED-05ED-BDAA-17F1F319949C4A71_196738%2Epdf%3Fda%3D1%26id%3D196738%26seq%3D0%26mobile%3Dno&org=).

   Forma de propagação do feixe laser solenóide

As aplicações do feixe trator são diversas, mas, inicialmente, devido às proporções mínimas de transporte, espera-se que futuros aparelhos de exploração espacial possa capturas material particulado do solo ou "ar" de planetas distantes para análise, como ilustra a figura a seguir. Quem sabe, futuramente, um raio trator mais potente não possa carregar também humanos? Basta apenas uma forma correta de controle e manuseio do equipamento, diferente daquilo que o vídeo a seguir mostra : )
Mars rover image with "tractor beams"

Nenhum comentário: