sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Notícia Salgada

Essa é para aqueles que adoram a concorrência Brasil x Argentina e que vão detestar saber que a tecnologia dos hermanos está dando resultados. A Nasa, em parceria com a Agência Espacial Argentina (CONAE), está (http://www.nasa.org) divulgando um belíssimo trabalho de análise de salinidade de águas marinhas. Apelidado de Aquarius, o projeto fez um mapa de concentração de sal (NaCl) nos oceanos do nosso planeta (figura abaixo).


Com lançamento e satélites americanos e equipamentos argentinos, o programa espacial varreu a superfície dos mares com sondas que detectam a presença de cloreto de sódio (NaCl) dissolvido em água através da condutibilidade elétrica da água. O resultado foi este mapa de densidades, obtido durante missões neste ano.

É interessante notar na figura que existem bolsões em que a concentração de sal, em gramas por quilograma de água marinha, são bem elevadas na parte central da figura (em vermelho, de concentração próxima a 40gNaCl/kg) mas divididas por uma linha azul. Este ponto coincide com áreas tropicais do planeta em que a precipitação de chuvas dilui o sal para valores mais amenos. Já envolta dos continentes, nota-se, mais uma vez, a diluição devida aos pontos em que rios "adoçam" a água marinha. O Amazonas, por exemplo, lança uma longa cauda violeta (concentrações próximas a 30gNaCl/kg) no Oceano Atlântico.

Enfim, Argentina 5 x 0 Brasil, como indica o placar de nosso "garoto propaganda espacial" que, convenhamos, não contribuiu em grandes coisas o avanço tecnológico nacional.


"Isso!! 5 a zero!!"

Nenhum comentário: