segunda-feira, 23 de maio de 2011

Ursos versus Leões

Uma batalha, atualmente impossível, talvez tenha ocorrido diversas vezes em cavernas da Europa. Hoje em dia, separados em continentes diferentes, Ursos e Leões são o topo da cadeia alimentar em seus respectivos territórios, mas, na Alemanha Pleistocênica (período gelógico encerrado há cerca de 12.000 anos) uma luta tinha local para acontecer (http://www.bbc.co.uk/nature/12819243).

De tamanhos e provavelmente de formas diferentes das atuais ( veja imagem a seguir. O Urso é o fóssil!! Na frente ), estes animais poderiam ter uma relação bem íntima com o mundo subterrâneo. Assim como os ursos norte-americanos atuais, os ursos "das cavernas" também se abrigavam durante o período de hibernação e em condutos e salões deixaram diversos vestígios em partes mais profundas das grutas. Este hábito é diferente daquele que os atuais "Zé Colméias" costumam usar. Apesar do tamanho, os bichinhos talvez estivessem evitando contato com os também enormes leões e hienas da região que em busca de carne frequentavam as cavernas em busca de um urso dormente.

...e é uma pechincha: você pode comprar este crânio por míseros 16.500US$!!! (http://www.tellmewhereonearth.com/Web%20Pages/Cave%20Bear%20Fossils/Cave_Bear_Fossils.htm)

Isso me faz refletir sobre qual a origem dos bichos de pelúcia. Um ursinho para dormir agarrado, de repente, remeta a um hábito do "tempo das cavernas" em que um ser humano poderia fiar agarradinho a um hibernante urso pardo ou preto que ajudaria nas noites mais frias de um inverno europeu. Que me provem o contrário!

Cave bear (Image: Sergiodlarosa)

Nenhum comentário: