quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Pimenta na sopa

A referida "sopa de letrinhas" do último post acaba de ganhar um ingrediente a mais: Pimenta! Ao gosto de qualquer baiano, o conjunto de letras que comporiam a bactéria recentemente encontrada pela NASA em um lago salgado dos EUA acaba de ser contestado. No lugar do CHONPS, o básico de qualquer ser vivo, a proposta do CHONAsS pode estar errada pela forma de tratamento dado à cepa de bactérias coletada e analisada, de acordo com o que contestam alguns microbiologistas americanos (ver contestação em http://www.slate.com/id/2276919/). No lugar de uma "dieta" rica em fosfato, o que pode ser indispensável para um microrganismo, o cardápio do dia havia sido um arseniato - fragmentos moleculares muito semelhantes, quimicamente.
fosfato e arseniato: fragmentos moleculares semelhantes em estrutura e atividade biológica

Propor diferentes formas de vida a partir de diferentes elementos químicos não são apenas propostas científicas apenas do clubinho da NASA. Alguns escritores de ficção científica já haviam dado seus chutes, como o caso de Isaac Asimov (meu ídolo! :). No lugar do principal elemento dos organismos, o Carbono - C, Asimov discute a possibilidade de seres vivos baseados em silício, fato que mudaria drásticamente aquilo que conhecemos como a química "orgânica" de qualquer planeta.

Enfim, nesta confusão alfabética, a NASA está se vendo meio perdida. A cada dia que passa, com seus financiamentos sendo mais e mais cortados pelo governo americano, a agência espacial americana está perdendo para suas concorrentes européia, japonesa e russa em achados e descobertas. Este pode ser mais um golpe duro ao modo de ser fazer ciência pelos cientistas que compõem o seleto grupo. Da próxima vez, que ofereçam outros meios de cultura de bactérias como Bário, Cobalto e Nitrogênio (BaCoN) ou BaNa2

Nenhum comentário: