sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Espeleotemas caseiros!

"... ligando agora você ganha ainda uma linda flor-de-calcita!". É. Parece uma propaganda do tipo "Emagreça em casa com ESBELT-in" mas a chamada do título é real. Mas, antes de irmos à mão na massa, vamos a algumas definições.

A palavra ESPELEOTEMA deriva do grego (ou seria o latim??) espelaion = cavernas, tema = depósitos; Esperamos então que estes depósitos em cavidades subterrâneas sejam os mais diversos o possível pois uma caverna pode, por exemplo, ter, no seu interior, um cadáver arrasto por um forte fluxo de água. Os paleontólogos adorariam isto, porém, limitemo-nos aos depósitos minerais, pricipalmente aqueles formados pela (re)cristalização de sais inorgânicos.

São vários os processos que levam a este tipo de deposição. A principal é aquela que ajuda no processo de desenvolvimento das cavernas, da água - rica em sais minerais dissolvidos - penetrando nas fendas de rochas e que, ao evaporar, deixa cristalizados os minerais que até então carregava.

O processo descrito acima, no entanto, não é unico-específico de cavernas (aguardem futuras postagem de espeleotemas artificiais, se é que isso pode assim se definir). Na química, diversos autores descrevem o crescimento, em laboratórios, de cristais a partir de soluções diversas. Uma destas soluções que gera espeleotemas como canudos de refresco, estalactites, estalagmites e até (em um caso único que presenciei) uma helicitite é uma solução super-saturada de sulfato de magnésio em água. O sal citado é o mesmo antigamente receitado para prisões de ventre e vendido comercialmente como "Sal de Epson" nas 'melhores farmácias de sua região'. A descrição mais sucinta deste processo pode ser vista o artigo publicado em um evento da SBE pelo site http://www.sbe.com.br/anais29cbe/29cbe_111-112.pdf

Outro processo, ainda mais simples, é colocar um fragmento de pedra britada de calcário (de aspecto cinza) em vinagre e, por ali, deixá-la por dias. O resultado é o da foto seguinte que surrupiei de um grade amigo o Rogério:


"Faça você também em sua casa" mas controle a perda de vapores da solução, desta forma a formação de cristais será surpreendente. "Não nos responsabilizamos por perdas e danos e em devolvemos seu dinheiro!"

Nenhum comentário: