quarta-feira, 28 de março de 2012

Desmascarando o Superman

É óbvio o fato de Lex Luthor nunca ter conquistado o mundo ou ter criado sua própria ilha, separando a Califórnia do resto dos EUA: ele era um péssimo observador. Ao lidar com informações visuais da aparência do jornalista (e nerd) Clark Kent, Lex talvez nunca teha percebido a diferença do penteado "pega-rapaz" do herói à prova de balas.


Fala sério, Lex!


De acordo com pesquisadores da universidade americana de Bradfort que lidam com o reconhecimento facial, em um recente estudo publicado no PlosOne (http://www.plosone.org/article/info%3Adoi%2F10.1371%2Fjournal.pone.0034144) o rosto apresenta propriedades holísticas de reconhecimento facial que dispensam as possíveis allterações no cabelo bem como da falta dele. Em um teste aplicado a um grupo de participantes voluntários, imagens de pessoas com cabelo, com a cabeça coberta ou mesmo fotos sem estas informações (como na figura abaixo) eram passadas na tela de um computador por alguns instantes. Após esta etapa de "aprendizado" de faces, um outro joguinho de caça-palavras era aplicado como meio de distração e, finalmente, fotos aleatórias eram apresentadas ao participante, trazendo ou não as fotos anteriormente apresentadas com possíveis alterações no cabelo.
Exemplo de foto usada na pesquisa

Os resultados mostram que a percepção da face não mudou depois de se fazerem as modificações no cabelo mas que em alguns testes o cabelo poderia levar à perturbações na percepção do rosto pois o cabelo pode destacar ou enfraquecer alguns vestígios do rosto.

Nenhum comentário: