sábado, 10 de dezembro de 2011

Encerramento do Curso

E no encerramento do curso de "Introdução ao Estudo de Cavernas (Espeleologia)", ministrado por mim em parceria com o centro Universitário UNA no segundo semestre de 2011, mais uma vez realizado na Serra da Piedade: uma série de bons achados.

Em nenhum lugar como em cavernas em canga, a diversidade de Troglóbios (espécies exclusivas de serem achadas em ambiente de cavernas pois ali criaram adaptações para a vida com ausência de luz e carência de alimentação); A seguir, algumas fotos destes animais surpreendentes.

um pequeno grilo com carcaterísticas troglomórficas: antenas super-desenvolvidas 

um pseudo-escorpião: um voraz mini-predador 

 achou o hemíptero - não troglóbio - mimetizado na foto acima?

 uma barata (??) troglóbia?

A caverna, uma grutinha de 30m, sustenta uma biologia totalmente diferente daquela que vivenciamos no meio externo (epígeo). No seu interior, além dos troglóbios acima, outras espécies fazem abrigo momentâneo (morcegos carnívoros e hematófagos, colônias de formigas, hemípteros em fase juvenil e alguns anuros) de intempéries como chuva, seca ou queimadas.
Resumindo, a bioespeleologia é uma ciência fantástica, repleta de novas descobertas e possível vítima de diversas formas de depredação e "subtração"! Obrigado a todos alunos que já fizeram o curso que, imagino ser, uma tentativa de se fazer clara uma ciência tão importante.

Caverna em Canga

Um comentário:

Anônimo disse...

ola.. sera q pode me ajudar com algumas informações sobre espeleologia.. gilcimarapinho@hotmail.com obrigada.