sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Curso de Extensão: Introdução ao estudo de Cavernas (Espeleologia) - UNA, 2010



Olás a Todos!

É com muito prazer que eu inauguro este Blog falando do curso que foi ministrado por mim, pela Luana e pelo Fernando (vulgo Nandim) para um público pequeno, mas seleto, de alunos de diversos cursos e instituições de ensino de BH.

Foram quatro dias de palestras onde foram abordados temas como Histórico da Espeleologia, Formação de Cavernas e Espeleotemas, Arqueologia, Paleontologia, Biologia e mais ainda, uma rápida abordagem aos projetos que desenvolvemos na UNA com cavernas em canga.



O curso foi finalizado com dois campos. Um na Gruta dos Túneis, uma cavernas com aproximadamente 1.000m, diversos dutos de tetos baixo, farta biologia e muita beleza natural. Tal caverna está situada na área de implantação do Parque Estadual do Sumidouro e só pode ser visitada com autorização do IEF-Minas, CECAV-Ibama e pela Secretaria de Turismo de Lagoa Santa, administradora da região. Seguem algumas fotos deste campo e do campo que encerrou o curso no domingo (24.01.2010) nas grutas em canga do Parque das Mangabeiras, onde pudemos ver uma enorme biodiversidade, apesar de serem estas cavernas de pequeno porte.


Acima, "Tesouro", até então nervoso por nunca ter explorado uma caverna antes, em regozijo ao passar por um rastejamento de 6m de distância sobre um piso feito 'lixa 10'


O Carlos não ganhou seu apelido neste duto...


A aranha mais comum em cavernas: Ctenus


Uma espécie de caramujo a qual eu nunca havia visto em uma gruta


Um pequeno e delicado fungo decompositor de grutas em canga


Gota-a-gota, a formação de espeleotemas: Canudo de refresco


É mais fácil deslizar do que escalar!


O Nandim se espremendo pra sair/entrar


P: Quer atrair o aluno para ele entrar na caverna? R: "Trogloerone"

2 comentários:

L_Faria disse...

Se quiserem mais alguma foto, mandem comentários...

Guia Pedro Slompo disse...

Belo trabalho. Parabéns.